O Município de Ilha Solteira está situado no extremo Noroeste Paulista às margens do Rio Paraná onde faz divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul. Sua distância da Capital de São Paulo é de 670Km  podendo ser utilizadas tanto as Rodovias dos Bandeirantes/Washington Luiz como as Rodovias Castelo Branco/Marechal Rondon.

Trata-se de uma cidade planejada que foi construída no final da década de 60 para abrigar os trabalhadores da construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira. Foi concluída em julho de 1973, ocasião em que foi formado o grande  reservatório  que inundou diversos municípios paulistas, cujas margens, nos dias de hoje, são muito usadas para lazer e recreação.

Com uma altitude de 374 metros acima do nível do mar, a cidade possui clima quente e úmido praticamente o ano inteiro e tem cerca de 28.000 habitantes. Conta com um  Campus da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" que oferece vários cursos de ciências exatas e biológicas, tanto na área de  graduação como na  pós-graduação, além de uma faculdade particular na área de humanas. Dispõe também de um jardim zoológico, cuja grande parte dos animais foi recolhida na região, na época formação do reservatório.

A cidade, que tem duas praias à beira do lago formado pelo rio Paraná, tornou-se estância turística no final de 1999 e, para tanto, dispõe de hotéis, pousadas e casas de veraneio para aluguel, oferecendo também boas opções de restaurantes com pratos típicos da região.

Durante o ano, ocorrem vários eventos culturais e esportivos  como  Feiras Agropecuárias e Comerciais, Feiras de Artesanato, Festivais de MPB, Torneios de Pesca Esportiva, Motofest, Semanas das Engenharias, Reuniões e Congressos Técnico-Científicos e outros.


fonte: Ilha Solteira, um sonho uma história, 2011.

 

Avenida Itamar Gouveia, 1421 - Recanto das Águas - Ilha Solteira-SP.
Página desenvolvida por: www.acontecenailha.com.br